Os dentes podem ser reparados sem preenchimento?

DENTES PODEM ALGUM DIA REPARAR-SE USANDO SUAS PRÓPRIAS CÉLULAS-TRONCO – ELIMINANDO A NECESSIDADE DE TRATAMENTOS CONVENCIONAIS, RELATAM OS PESQUISADORES. 

Embora ainda em fase de laboratório, um novo método testado em ratos indica que uma droga chamada Tideglusib pode estimular dentes para corrigir as cáries.

“Os dentes têm uma capacidade limitada para reparar-se, ativando suas próprias células-tronco”, disse o pesquisador Paul Sharpe.

Restauração do dente com seu próprio material natural significa que “a vitalidade e a completa estrutura do dente serão mantidas”, explicou Sharpe.

“Uma nova era de odontologia regenerativa está a caminho, onde novos tratamentos dentários usam uma compreensão da biologia e fisiologia do dente”, disse Sharpe.

O dentista de Nova York, Dr. Ronald Burakoff, concordou.

“Isso faz parte de um novo campo chamado endodontia regenerativa” disse o doutor. Ele ainda disse que as abordagens de células-tronco como a de Sharpe estão na vanguarda das técnicas que estão sendo desenvolvidas para tratar a polpa viva de um dente para salvá-lo. As células-tronco são capazes de assumir os trabalhos de células especializadas.

A polpa macia interna contém os vasos sanguíneos e nervos no dente, e os danos podem matar a polpa. Quando isso ocorre, os pacientes geralmente passam por um canal radicular procedimento para amortecer o nervo ou perder o dente, disse ele.

Graças ao avanço da ciência, esses tratamentos indesejáveis para grandes cavidades pode se tornar uma coisa do passado, sugeriram Burakoff e Sharpe.

Sharpe explicou que quando um dente é danificado, o corpo produz uma camada fina de dentina para selar a polpa do dente e prevenir a infecção. Mas isso não é eficaz para reparar grandes cavidades.

Os recheios de cimento feitos pelo homem remendam o dente cariado, mas o nível mineral normal do dente nunca é completamente restaurado, disse Sharpe.

Eventualmente, os dentistas têm que remover enchimentos velhos e substituí-los com os maiores. E depois de vários tratamentos, os dentes podres precisam ser puxados, disse ele.

Para este estudo, Sharpe e colegas colocaram esponjas de colágeno biodegradáveis ??atadas com uma dose baixa de Tideglusib sobre furos perfurados nos dentes de ratos.

Durante seis semanas, quando a esponja se degradou, foi substituída por nova dentina, levando a um reparo completo e natural, disse Sharpe.

Embora promissor, este novo processo não estará em escritórios de dentistas em breve.

O relatório foi publicado em 9 de janeiro em Scientific Reports.

Fonte: CBSNews