Para que serve o raio-x de tórax OIT e como ele é feito?

Para que serve o raio-x de tórax OIT e como ele é feito?

Você lembra da primeira ou da última vez que você realizou um exame de raio-x?

Provavelmente, a realização foi movida por um sintoma bastante claro, como tosse ou uma gripe mal curada que levou o médico a solicitar um raio-x do tórax; ou uma avaliação no dentista; um braço ou pé quebrado.

Mas você parou para pensar como é feita a detecção de quadros silenciosos, que não são facilmente percebidos, mas cujo diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento?

É o caso, por exemplo, de pessoas que trabalham em condições que oferecem algum risco à saúde, como agricultores, trabalhadores da construção civil e de mineradoras, de ambientes com muita poeira e substâncias químicas.

Para identificar as doenças causadas por ambientes adversos, há um tipo de raio-x que segue protocolos específicos: o raio-x de tórax OIT, que visa detectar com exatidão as doenças ocupacionais relacionadas ao trabalho.

Você já ouviu falar deste exame? Explicamos como e quando ele é realizado, e por quê ele recebe esse nome.

 

O que é raio-x de tórax OIT?

O raio-x de tórax OIT é uma exame de raio-x que utiliza radiação ionizante para mostrar alterações nos pulmões, costelas do tórax, ossos da coluna e coração.

Ele recebe a sigla OIT, pois é uma abreviação para Organização Internacional do Trabalho.

É a organização que estabelece as normas de realização deste exame desde a década de 1930. Desde então, é um teste bastante solicitado pelas empresas para acompanhar os trabalhadores expostos a condições adversas.

Dessa forma, quando se utiliza o padrão OIT, utiliza-se uma convenção internacional do trabalho, com informações e protocolos de interpretação do exame voltado para as pneumoconioses: doenças pulmonares provocadas pela inalação de poeira em determinados ambientes.

Qual a importância do raio-x de tórax OIT para os trabalhadores?

As pneumoconioses são doenças pulmonares consideradas graves. Seu desenvolvimento ocorre quando o trabalhador é exposto de forma intensa (diariamente e por horas, por exemplo) a partículas de poeiras fibrogênicas.

Essas partículas, quando inaladas, causam lesões pulmonares debilitantes e que muitas vezes são irreversíveis. Daí a importância dos trabalhadores realizarem o exame para ter a qualidade de vida melhorada.

A partir da realização do exame e identificação de alterações, as empresas podem tomar medidas como remanejar o trabalhador do setor ou adotar novos processos, equipamentos de proteção, etc.

Mas nas empresas, o raio-x de tórax OIT não é realizado arbitrariamente.

O médico especialista em medicina do trabalho, responsável por aplicar o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional, é que vai determinar a realização do raio-x do tórax OIT considerando a atividade de cada trabalhador em cada setor.

Na prática, o raio-x do tórax vai registrar a condição de saúde do trabalhador de maneira completa:

  • Antes do início das atividades no exame admissional;
  • Durante todo o tempo em que o trabalhador permanece em atividade na empresa;
  • Na demissão ou desligamento do trabalhador da função.

Raio-x do tórax OIT no Brasil e no mundo

Um dos grandes benefícios do raio-x do tórax OIT é que trata-se de um método para ser utilizado na interpretação de exames em todos os países.

Dessa forma, as sociedades de radiologia buscam desenvolver métodos capazes de serem usados em qualquer país na interpretação do raio-x de tórax relacionados à exposição de poluentes no trabalho.

Aqui no Brasil, a versão utilizada do raio-x padrão OIT é de 2014, que está prevista na legislação para exames admissionais, demissionais e para acompanhamento. A padronização do laudo também foi determinada em 2014.

Por seguir marcações internacionais exatas, além de poder ser interpretado à distância, de qualquer parte do mundo, o médico também pode comparar as modificações entre períodos de tempo.

E o que é Classificação Radiológica da OIT?

No relatório gerado pelo radiologista é descrito além dos dados do paciente, detalhes do laudo de raio x de tórax OIT voltado para a classificação das pneumoconioses, como:

Mas o que consta na classificação radiológica OIT?

  • Raio-x digital ou analógico
  • Número do raio-x
  • Anormalidade do parênquima pulmonar consistente com pneumoconiose
  • Placas neurais
  • Obliteração de seios costofrênicos
  • Pequenas opacidades
  • Anormalidades pleurais consistentes com pneumoconiose
  • Espessamento pleural difuso
  • Leitor
  • Qualidade técnica
  • Outras anormalidades
  • Símbolos
  • Comentários

Na prática do dia a dia, o técnico em radiologia é responsável por executar o exame do tórax. Cabe ao médico radiologista interpretar as alterações e laudar os resultados, entregando-o ao paciente.

Raio-x do tórax OIT na telemedicina

A telerradiologia é um importante ativo para a interpretação dos exames de raio-x do tórax OIT, sendo que a padronização e as classificações internacionais são ainda mais importantes nesse quesito.

Através da telerradiologia, quando um exame é realizado, as imagens são enviadas para a central de telerradiologia utilizada pelo centro de imagem, clínica ou hospital.

A central de telerradiologia possui funcionamento 24h, sete dias por semana, de modo que médicos e radiologistas cadastrados e conectados à plataforma realizam a interpretação e emissão de laudos de raio-x OIT.

Assim como as imagens dos exames, os laudos ficam armazenados em um servidor na nuvem e em segurança, sendo necessário login e senha para acessá-los.


O raio-x de tórax OIT é mais uma especialidade que reforça porque a radiologia é a área da medicina que mais utiliza e mais tem se beneficiado da telemedicina.

Por meio dos exames digitais, tem atuado como importante aliado na realização e interpretação dos exames de raio-x de tórax OIT, sobretudo pela possibilidade de médicos contarem com a segunda opinião de especialistas.

Por fim, é importante ressaltar que a realização técnica do raio-x de tórax é a mesma tanto no exame comum, quanto no OIT, o que muda é a maneira de interpretar.

 

 

 

FONTE: https://rdicom.com.br/blog/raio-x-de-torax-oit/