Por quê os chás são os vilões quando o assunto é emagrecimento rápido?

Será que realmente a culpa é dos chás?

 

Nas últimas semanas temos visto diversas reportagens e publicações falando dos riscos do uso indiscriminado de emagrecedores naturais que podem ocasionar morte por falência total de órgãos importantes como o fígado (caso da enfermeira) a ou os rins (caso da cantora).

 

-Novo produto genial ajuda perder 12 quilos em 4 semanas;
-Sopa detox, suco detox, água detox;
-Dieta da lua, do pepino, da batata, pra secar barriga… Estes são apenas alguns exemplos das promessas feitas por produtos ditos naturais para emagrecimento.

Como diria minha mãe: ” o buraco é bem mais embaixo” do que apenas os fitoquímicos presentes nestes chás ou compostos emagrecedores.

O que falarei aqui pode até chocar alguns, mas mas o grande vilão aqui é o IMEDIATISMO, por parte das pessoas no processo de emagrecimento, e no querer dar uma “secada rápida” antes de um evento ou estação.

Vivemos em uma sociedade em que a forma física da pessoa é muito mais importante para a percepção de saúde do que os números na balança. Onde as pessoas magras são consideradas mais belas e atrativas do que as pessoas obesas.

 

 

 

 

E sabe porque a magreza sempre estará em moda?

-Oferta de demanda – afinal coisas raras tendem a ter mais valor que as coisas comuns. E a vasta maioria das pessoas no Mundo está em sobrepeso ou obesa. Logo as pessoas magras são mais raras por definição.

-Questão de status social – o corpo magro e jovem exige cada vez mais procedimentos estéticos e cirurgias para atingir a “perfeição”, o sendo mais direta, exige muita GRANA.

-Mecanismo de dominação das mulheres na sociedade – segundo Naomi Wolf no livro ” O Mito da Beleza” lançado na década de 90, quando as mulheres conseguem a emancipação dos direitos e garantias de que teriam seus postos de trabalhos assegurados, é que surge o “mito” da beleza, em que todos os sacrifícios, e dietas malucas e técnicas cirúrgicas são válidas para se manter magra.

“Enquanto a moeda de valor masculina na sociedade é dinheiro, poder e influência, a das mulheres É A APARENCIA”. Sendo que para as mulheres isso é um modelo de vida não só estetico.

Dra. Daniela Felix Menezes – Fitoterapeuta
CRF 36418