Qual é a importância do mordedor para a saúde bucal do bebê?

Feitos de plástico ou silicone ou até com pequenas cerdas, eles aliviam os sintomas causados pelo nascimento dos dentes.

Se você tem um bebê em casa já deve ter percebido que logo nos primeiros meses ele já começou a levar tudo que encontra na frente à boca, inclusive mãos e pés. Bem vinda à fase oral da criança que é exatamente nos primeiros dois anos de vida do bebê, que coincide também com o nascimento dos primeiros dentinhos. E é exatamente nesse período que um objeto simples começa a ter uma importância fundamental para a saúde bucal do seu filho: o mordedor.

Nesse período, todo o tato da criança parece estar na boca. “Isso faz com que eles tenham contato com o mundo levando tudo à boca, por isso, é importante tomar cuidado com a higienização do que é ofertado às crianças nessa fase”, diz Gabriel Politano, odontopediatra e professor da Faculdade São Leopoldo Mandic.

É nessa fase também (mais especificamente a partir dos seis meses) que os primeiros dentinhos começam a apontar na gengiva do bebê podendo causar coceira, um pouco de irritação e até dor. Aliás, esse é mais um motivo para as crianças quererem colocar objetos na boca: a tentativa de coçar ou aliviar esses sintomas desagradáveis. E é aí que os mordedores entram.

“Os mordedores podem ajudar a aliviar os sintomas de erupção. Além disso, é um objeto desenvolvido para ser levado à boca, por isso, é melhor do que outros eventuais brinquedos que poderiam ser perigosos”, diz o especialista.

Feitos de plástico, silicone, tecido ou vinil, eles podem ser encontrados em formatos variados como bichos, personagens de desenhos infantis, figuras geométricas e partes do corpo e, além de úteis para a saúde bucal, também funcionam como brinquedos e uma boa distração para o bebê.

Ajuda na higienização 
Alguns modelos vão mais longe e até auxiliam na higienização da boquinha do bebê. “Há alguns modelos no mercado que associam cerdas para também ajudar na limpeza. Mas, na prática, o ideal é que a partir do primeiro dentinho, os pais comprem uma escova de dente infantil para bebês e iniciem a escovação com ela”, diz o professor.

Modelo ideal 
Para não ter problemas com esses objetos é importante ser exigente na hora de comprar um para o seu bebê. “O ideal é que eles sejam feitos com materiais específicos, livres de BPA (substância tóxica encontrada no plástico), higienizáveis e sem peças conectadas para que não possam se soltar na boca do bebê”, diz Gabriel.

Existem também modelos que possuem gel no interior e devem ser colocados na geladeira, pois baixas temperaturas dão maior alívio à irritação da gengiva causada pela pressão dos dentes.

Fonte: Terra