Qual o Meu Perfil de Atuação Como Nutricionista?

Qual o Meu Perfil de Atuação Como Nutricionista?

 

A nutrição é uma das áreas que permite ao profissional atuar em diversas áreas do conhecimento. Independentemente do perfil do trabalhador, há sempre demandas no mercado por especialistas em alimentação. Empresas, escolas e outras instituições precisam de profissionais que atuem na promoção, preservação e recuperação da qualidade de vida através da nutrição.

Perfil do nutricionista

O próprio código de ética do nutricionista define a função desse profissional nos seus artigos 1 e 2. Ele afirma que o profissional deve contribuir para a saúde dos indivíduos e da coletividade, sendo o responsável por produzir conhecimento sobre alimentação e nutrição. Sua área de atuação é ampla, e é amparada pelo desenvolvimento técnico-científico, desde que condizente com a ética da profissão.

O perfil do nutricionista é caracterizado pelo dinamismo, pois ele precisa atuar em diferentes áreas. Sua profissão é exigida nos mais variados segmentos do mercado. Ele pode trabalhar na nutrição clínica, na saúde pública e na produção de alimentos. Há, ainda, campos distintos, mas que também empregam muitos profissionais, como hotelaria, marketing e nutrição esportiva.

Em 2005, o Conselho Federal de Nutricionistas realizou um levantamento sobre os profissionais em atuação. Descobriu-se que no Brasil há mais de 41 mil nutricionistas. A média de idade está entre 26 e 40 anos, e 96,5% dos profissionais são do sexo feminino. A Nutrição Clínica é a área que concentra a maior quantia de trabalhadores, com 41,7%. Em seguida vem a Nutrição Coletiva, com 32,2% dos nutricionistas.

A pesquisa demonstrou também que a grande maioria dos profissionais trabalha nas capitais brasileiras. Isso demonstra que a profissão oferece uma grande oportunidade de trabalho. Ela tende a crescer, principalmente no interior dos estados, onde a demanda por conhecimento nutricional é grande e ainda não foi suprida.

Áreas de atuação da nutrição

O profissional possui muitas alternativas de atuação. Veja:

Alimentação Coletiva: O nutricionista pode atuar em empresas que fornecem serviços de alimentação coletiva, restaurantes, hotelaria, serviços de alimentação auto-gestão, cozinhas de estabelecimentos assistenciais de saúde, com alimentação escolar e do trabalhador.

Nutrição Clínica: O profissional realiza atividades de alimentação em hospitais, clínicas, ambulatórios, bancos de leite materno, asilos, centrais de terapia nutricional, SPAs e até mesmo em domicílios.

Saúde Coletiva: O nutricionista trabalha com o desenvolvimento e aplicação de atividades nutricionais que envolvem políticas e programas institucionais. A atividade pode estar ligada à vigilância sanitária e assistência básica.

Docência: Uma pequena parcela dos nutricionistas volta-se para o campo do conhecimento. A atividade de docência envolve pesquisa, ensino, extensão e coordenação de programas relacionados à nutrição e alimentação.

Indústria de alimentos: O nutricionista que trabalha na indústria participa do desenvolvimento de produtos. Ele é um dos profissionais responsáveis por fornecer o conhecimento adequado às vendas.

Nutrição em esportes: Pode trabalhar em clubes esportivos, academias, estabelecimentos similares ou como orientador de profissionais. Nessa área, se tem em vista o alto desempenho do corpo humano.

Marketing na área de Alimentação – O profissional realiza ações ligadas ao marketing e a publicidade, mas com um caráter científico. O objetivo é interligar esse campo com a alimentação e nutrição.

Independente do seu perfil de atuação, o estudo constante leva ao aperfeiçoamento e não estamos falando só de conhecimento na especialidade escolhida não! Estamos falando de conhecimento estratégico em gestão e marketing.

Sim! O seu consultório de nutrição também é um empreendimento e precisa ser visto como tal. Por isso, é importante que você esteja preparado e munido de recursos tecnológicos que facilitem a gestão do seu consultório e centralizem em um só lugar todas as ações que você precisa executar para divulgar seu consultório na web.

POR 

FONTE https://blog.imedicina.com.br/nutricao-perfil-de-atuacao-artigo-st/