SAIBA QUAIS SÃO OS SERVIÇOS ESSENCIAIS PARA A SUA CLÍNICA DE RADIOLOGIA

Telerradiologia viabiliza expansão dos serviços de radiologia em clínicas e hospitais.

A definição de quais serviços de radiologia serão oferecidos é essencial para que a clínica atenda as principais demandas dos pacientes.Alguns serviços são mais necessários devido ao elevado volume de solicitações. Saiba mais.

 

 

6 SERVIÇOS DE RADIOLOGIA PARA SUA CLÍNICA

 

Os serviços de radiologia devem ser definidos com base no foco da clínica ou hospital, mas também podem ser expandidos contanto com soluções especializadas de laudos a distância.

A seguir conheça 6 opções de serviços de radiologia que são essenciais devido ao alto volume de solicitações na área de saúde.

 

1. RAIOS-X

 

Os raios-x estão entre os principais exames de imagem solicitados em uma clínica de radiologia, pois trata-se de uma exame versátil que pode ser usado em diferentes investigações clínicas.

Os exames de raios-x podem ser de diferentes tipos como o convencional, contrastado e OIT (Organização Internacional do Trabalho).

Além disso, são diversas regiões que podem ser analisadas, podendo verificar inflamações, infecções, fraturas, luxações entre outras ocorrências em especialidades como:

Raios-x do tórax; raios-x da coluna; raios-x da face; raios-x do joelho; raios-x da bacia; raios-x da coluna lombar e sacral; entre outros.

Portanto, a clínica de radiologia deve disponibilizar a realização dos raios-x para atender uma ampla gama de demanda de profissionais e pacientes.

 

2. TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA

 

O exame de tomografia computadorizada (TC) é cada vez mais comum para realização de investigações variadas, sendo cada vez mais demandado entre os serviços de radiologia devido à confiabilidade do exame. Entre os laudos possíveis destacam-se:

 

TOMOGRAFIA DE CRÂNIO:

Exame utilizado para verificar a ocorrência de traumas, infecções, hemorragia, hidrocefalia ou aneurismas;

 

TOMOGRAFIA DE ABDÔMEN E DE PELVE:

Indicada em caso de suspeita de tumores e abscessos, apendicite, litíase, malformação renal, pancreatite, pseudocistos, lesões no fígado, cirrose e hemangioma;

 

TOMOGRAFIA DE MEMBROS SUPERIORES E INFERIORES:

Usada para verificar ocorrências como lesões musculares, fraturas, tumores e infecções;

 

TOMOGRAFIA DE TÓRAX:

Ajuda na investigação de infecções, doenças vasculares, rastreamento e monitoramento de tumores; entre outros.

 

 

 

 

 

 

3. RESSONÂNCIA MAGNÉTICA

 

Um dos serviços de radiologia mais modernos, a ressonância magnética é um exame rico em detalhes, o que faz com que seja usado para confirmação de diagnósticos ou investigações mais complexas. O exame é utilizado em casos como:

 

  • doenças neurológicas;
  • problemas ortopédicos, abdominais, cervicais e cardíacos;
  • diagnóstico de esclerose múltipla;
  • casos de câncer;
  • diagnóstico de tendinites, hérnias de disco e lesões de ligamento;
  • investigação de fraturas e infecções;
  • lesões cerebrais como em caso de acidente vascular cerebral (AVC); entre outros.

4. MAMOGRAFIA

 

A mamografia é o principal exame de imagem usado na investigação preventiva do câncer de mama, de forma que as mulheres devem realizar esse exame diversas vezes ao longo da vida.

Por essa razão, a demanda pela mamografia nunca diminui e, o envelhecimento da população, somado a conscientização do público, fazem com que ele seja cada vez mais realizado.

Em geral, a mamografia pode ser solicitada anualmente para mulheres a partir dos 40 anos, mas quando a paciente tem algum caso de câncer de mama na família o acompanhamento deve ser iniciado antes.

 

5. DENSITOMETRIA ÓSSEA

 

O envelhecimento da população também tem resultado em uma crescente demanda pelo exame de densitometria óssea.

Esse serviço de radiologia é usado para avaliar a presença de doenças como osteopenia (perda de massa óssea que pode indicar predisposição à osteoporose) ou então osteoporose (patologia caracterizada pela diminuição progressiva da densidade óssea com risco aumentado de fraturas).

Uma vantagem da densitometria óssea é que esse exame permite a detecção da perda mineral em um estágio inicial mesmo quando ela ainda não é visível em exames de raios-x.

 

6. ODONTOLOGIA

 

Uma opção para expandir os serviços de radiologia é a clínica disponibilizar exames de imagem da área odontológica.

Como vantagem esses laudos para odontologia não tem caráter emergencial e tem uma alta demanda por serem necessários para investigações odontológicas diversas e antes da realização de procedimentos.

 

COMO AMPLIAR OS SERVIÇOS PRESTADOS?

 

Muitos gestores avaliam que a oferta de diversos serviços na clínica de radiologia pode aumentar a complexidade gerencial do local, no entanto, novas soluções viabilizam que essa ampliação ocorra de forma organizada e eficaz.

Esse é o caso da telerradiologia para clínicas, serviço que faz a emissão de laudos a distância e que pode ser usada complementarmente aos serviços internos.

Dessa forma, a clínica consegue ter uma gestão eficaz, sem aumento dos custos operacionais e contanto com um serviço de qualidade.

telerradiologia, portanto, é uma aliada dos serviços de radiologia em clínicas e pode ser usada para viabilizar a expansão dos negócios.

 

FONTE: https://www.telelaudo.com.br/blog/servicos-de-radiologia/