UTI Pediátrica e Neonatal: O cuidado certo faz diferença

Todos os recém-nascidos, crianças e adolescentes que necessitam de cuidados constantes como casos de alta complexidade, pós-operatórios ou situações de doenças que acometem mais de um órgão e necessitam de tratamentos simultâneos, recebem assistência nas Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Pediátrica e Neonatal.

 

No Brasil, aproximadamente 10% dos bebês nascem prematuros, ou seja antes de completar 37 semanas de gestação e/ou com baixo peso (menor que 2.500gr).

 

Qual a importância da UTI para bebês prematuros?

 

Em casos delicados como esses, onde a saúde do bebê ainda é muito frágil, a única maneira de sobreviver é com monitoramento o tempo todo.

 

Na UTI Neonatal esse bebê recebe os cuidados certos, na hora certa, no local certo e com os profissionais certos, a grande maioria dos pequenos pacientes consegue se desenvolver e crescer com saúde.

 

Preparo do enfermeiro neonatologista:

 

É um trabalho intenso e muito delicado, exige dos enfermeiros preparo técnico com especialização, juntamente com treinamentos e atualizações específicas da área.

 

Emocional do enfermeiro para cuidar de prematuros:

 

Acompanhar a luta e sofrimento dos pequenos pacientes e de seus familiares exige preparo emocional. Se por um lado o enfermeiro vivencia o prazer de cuidar ver a melhora de um caso grave. Por outro, convive com angústias intensas por realizar um grande número de procedimentos complexos, manipular equipamentos e realizar suas tarefas num ritmo bastante intenso.

 

 

 

 

 

 

 

Importância do enfermeiro para os pais de bebês internados:

 

Os pais de um bebê prematuro vivem um momento diferente do planejado e esperado. Além do cansaço físico e emocional, precisam entender toda a situação.

 

Muitas vezes os pais não tem tempo nem de pegar seu filho no colo, e o enfermeiro passa a ser o elo de ligação entre pais e bebê.

 

Por isso, transmitir confiança e confortar esses pais é essencial e pode ser feito com atitudes simples, como explicar com paciência que a UTI Neonatal é um ambiente totalmente preparado para favorecer o desenvolvimento do bebê e ver com otimismo cada pequeno ganho.

 

 

FONTE: https://enfermagemdeconteudo.com.br/uti-pediatrica-e-neonatal-o-cuidado-certo-faz-diferenca/