Você conhece a área da psiquiatria nutricional?

A Psiquiatria nutricional é uma nova área que estuda a relação entre: os transtornos mentais, a nutrição e seu comportamento alimentar, as alterações metabólicas e desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT).

 

Atualmente, observa-se o aumento da prevalência de transtornos mentais, sendo os mais comuns: Depressão, ansiedade, uso abusivo de álcool e substâncias psicoativas, transtorno afetivo bipolar e esquizofrenia e transtornos alimentares.

 

Já é comprovado cientificamente que pessoas com transtornos mentais tem 2 a 3x maior chance de desenvolver DCNT ( hipertensão, diabetes, obesidade, d. Cardiovascular), por diversos motivos, dentre eles: síndrome alostática, uso de psicotrópicos, sedentarismo, comportamento alimentar disfuncional.

 

As queixas mais comuns relatadas pelos pacientes, são: O aumento do apetite, ganho de peso e/ou preocupação com ganho de peso, sedação, alterações na glicemia e colesterol, obstipação crônica e insônia.

 

 

 

 

 

 

Hoje em dia já se sabe que a nutrição pode trazer benefícios para pessoas com sofrimento psíquico, tais como: alimentos ricos em triptofano( banana, chocolate, aveia), alimentos com propriedades calmantes (maracujá, erva doce, camomila), fontes de fibra (ameixa, mamão, linhaça); assim como suplementos ( Picolinato de cromo, Omega 3, Dimalato de magnésio, 5- Htp, S-adenosil-L-metionina e etc).

 

Se você tem alguma dessas dificuldades citadas, não deixe de buscar um nutricionista especialista na área de psiquiatria nutricional.

 

 

FONTE: https://blog.dietbox.me/voce-conhece-a-area-da-psiquiatria-nutricional/