Você já ouviu falar em estratégia 5R na nutrição?

Estratégia 5R na nutrição: você já ouviu falar?

Essa intervenção apoia condutas para regularizar o processo digestivo e a regulação da microbiota gastrointestinal.

 

Por Roberta Lara*

Como funciona a estratégia 5R?

 

Formada por 5 ações que devem ser aplicadas no tratamento nutricional: remover, repor, reinocular, reparar e reequilibrar. Veja como funciona cada passo:

 

Passo 01 (Remover): primeira fase é diminuir o consumo de alimentos nocivos à microbiota, como aqueles com agrotóxicos, produtos ultraprocessados, com alta carga glicêmica e uso excessivo de recipientes plásticos. É necessário avaliar possíveis hipersensibilidades alimentares, removendo componentes alérgicos, aditivos químicos e outros xenobióticos alimentares, proporcionando melhora do padrão alimentar.

 

Passo 02 (Recolocar): otimização do processo digestivo por meio da escolha de alimentos e chás com efeito digestivo. É interessante a prescrição do consumo de chás que irão favorecer a motilidade e a secreção gástrica, ajudando a amenizar sintomas associados ao processo digestivo prejudicado, como distensão abdominal e gases.

 

Passo 03 (Reinocular): fase indicada para proporcionar a melhora da qualidade da microbiota intestinal, incluindo estratégias com alimentos ricos em fibras prebióticas, como banana-verde, farelo de aveia, grãos integrais, entre outros, que irão proporcionar a proliferação das bactérias probióticas.

 

Passo 04 (Reparar): processo realizado para restaurar a saúde das células intestinais, reduzindo a permeabilidade intestinal, regulando a inflamação e a presença de bactérias patogênicas. Indica-se manter a alimentação anti-inflamatória e, se possível, complementar com a suplementação de glutamina, ômega-3 e vitamina D.

 

Passo 05 (Reequilibrar): devemos sempre estimular o cuidado emocional e mental do paciente que também interfere na saúde do intestino. Assim, nesse último passo a sugestão é incluir estratégias que visam a melhora do sono, a saúde física, a autoestima, reduzam o estresse e o impacto de situações de estresse no corpo. Dentre elas, podemos destacar técnicas de meditação diariamente, momentos de descontração na rotina e consumo de alimentos com propriedades estimuladoras do bem-estar.

 

Compartilhe com o seu nutricionista esse conteúdo!

 

*Roberta Lara é nutricionista e colaboradora da página sobre nutrição “5 minutos de nutrição


FONTE: https://redeglobo.globo.com/sp/tvtem/5-minutos-de-nutricao/noticia/estrategia-5r-na-nutricao-voce-ja-ouviu-falar.ghtml