Ministério da Saúde lança protocolos para uso do Guia Alimentar Para a População Brasileira

Fascículos orientam sobre alimentação para população adulta e da pessoa idosa

O Ministério da Saúde (MS) lançou dois fascículos com protocolos para uso do Guia Alimentar Para a População Brasileira. O primeiro fascículo aborda as bases teóricas, metodológicas e protocolo para a população adulta. Já o segundo fascículo é voltado para orientação alimentar da pessoa idosa.

Os protocolos em saúde reúnem orientações com base em evidências científicas, com a finalidade de aprimorar a atenção à saúde ou à organização de serviços. Auxiliam na incorporação de novas tecnologias ou orientação do uso em condutas de saúde e têm como foco qualificar a prática profissional e a gestão do cuidado, incluindo recomendações para aperfeiçoar o atendimento ao usuário e auxiliar na escolha da conduta mais adequada, sendo um importante material de consulta na rotina dos profissionais da área. Favorecem os profissionais de todo o país com diretrizes e exploram o potencial de toda a equipe de Atenção Primária à Saúde (APS) na promoção do cuidado integral.

 

COMO UTILIZAR O PROTOCOLO?

De acordo com o material elaborado pelo MS, são cinco passos para utilização do protocolo:

1) Preencher o formulário Marcadores de Consumo Alimentar para uso na Atenção Primária (SISVAN e/ou e-SUS);

2) A partir da identificação dos marcadores de alimentação saudável (consumo de frutas, verduras, legumes e feijão) e não-saudável (consumo de ultraprocessados), siga para o fluxograma;

3) Faça as orientações alimentares sugeridas no fluxograma seguindo as etapas;

4) Quando o usuário apresentar uma prática alimentar adequada, valorize a prática alimentar baseando-se nas justificativas presentes na orientação correspondente e estimule a continuidade desses hábitos;

5) Ao longo das consultas, avance nas etapas da orientação alimentar.

GUIA ALIMENTAR

O Guia Alimentar Para a População Brasileira é um documento oficial do Ministério da Saúde elaborado para ser um instrumento capaz de subsidiar políticas, programas e ações para incentivo, apoio, proteção e promoção da saúde e segurança alimentar e nutricional (SAN) da população.

Busca incentivar ações de educação alimentar e nutricional no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) e em outros setores mediante abordagem de princípios e recomendações de alimentação adequada e saudável. A edição atualizada, de 2014, apresentou uma nova abordagem para a relação alimentação-saúde, considerando a complexidade de fatores que envolvem o consumo de alimentos, diversidade cultural brasileira e hábitos tradicionais.

Clique aqui e acesse o Guia Alimentar Para a População Brasileira.