7 erros comuns cometidos na hora da escovação

Escovar os dentes no chuveiro, vendo tv ou com muita força são alguns dos hábitos mais comuns e errados citados por profissionais.

Vem cá, você sabe escovar os dentes? Não, eu não estou falado de apenas pegar a escova, colocar pasta e esfregar os dentes, estou perguntando se você garante que não comete nenhum erro durante esse processo? Escovar os dentes parece algo bem simples, mas requer cuidado e atenção e possui regrinhas básicas para funcionar direito. Quer saber quais são essas regras? Então se liga nos sete erros de escovação mais comuns cometidos pelas pessoas.

1.Enxaguar a boca várias vezes durante a escovação
Durante a escovação quantas vezes você enxagua a boca? Pois saiba que, segundo Thaylla Saraiva, cirurgiã-dentista especialista em Saúde da Família, o ideal é enxaguar a boca uma única vez, no fim da escovação. “Na hora da escovação se você a enxagua várias vezes acaba retirando boa parte da pasta de dente (e do flúor) e compromete a função de limpeza e proteção dental do produto”, diz a especialista.

2.Beber água logo após a higienização bucal
Após escovar os dentes o interessante é deixar o flúor agir nos dentes por pelo menos 30 minutos, ou seja, é melhor não comer nem beber nada nesse período.

3.Comer e logo em seguida já ir escovar os dentes
Alguns alimentos e bebidas são super ácidos e acabam agredindo o esmalte dos dentes. Se você for fazer a escovação logo depois de consumir esse tipo de comida pode danificar o esmalte dental, pois estará acentuando o atrito do ácido da boca com a superfície dos dentes. Uma dica legal para quem adora bebidas ácidas, como o refrigerante, é toma-los sempre com canudinho e nunca fazer bochecho com o líquido na boca para evitar o contato da bebida com os dentes.

4.Escovar os dente com força para limpá-los melhor
Escovar os dentes não é uma questão de força e sim de jeito. “Quem escova com força ao invés de estar limpando os dentes está, na verdade, agredindo ele e a gengiva, tendo como possíveis consequências a retração gengival e a exposição da raiz dental. O correto é escová-los devagar e com uma escova extra macia”, diz Thaylla.

5.Escovar fazendo outras coisas como vendo tv ou durante o banho
Normalmente fazer duas coisas as mesmo tempo não dá certo. A escovação dental precisa de atenção e cuidado e fazê-la junto com outras coisas pode tirar sua concentração. “A escovação deve ser feita de preferência na frente do espelho, pois assim é possível visualizar todos os dentes a serem higienizados e tudo que está sendo feito, sem se esquecer de usar fio ou fita dental e escovar a língua (com gaze ou raspador lingual)”, diz a especialista.

6.Escovar com pressa
Já dizia a ditado: a pressa é inimiga da perfeição. Portanto, não é possível escovar os dentes corretamente com pressa. O ideal, segundo especialistas, é que a escovação dure, no mínimo, dois minutos. “E com movimentos circulares e atenção a cada um dos itens da boca”, diz a especialista.

7.Escovar só a parte que se vê
É muito comum ver pessoas que só escovam os dentes onde podem ver ou nas regiões que aparecem mais ao sorrirem. Quem faz esse tipo de coisa está se enganando e prejudicando a saúde bucal, pois a placa bacteriana também se acumula na parte de trás dos dentes. “A falta de escovação em algumas regiões pode acarretar vários problemas como tártaro e até a perda dental”, diz a especialista.

Fonte: Terra