A logística farmacêutica é uma das que mais exige cuidados. Há uma série de regras e recomendações para que os produtos cheguem em boas condições e seguros ao consumidor. Fiscalizar e monitorar o transporte é, portanto, ainda mais importante do que em outros segmentos, especialmente se tratam-se de produtos controlados e que exigem receita médica, frequentemente visados por saqueadores.
3 cuidados fundamentais na logística farmacêutica
Como mencionamos, produtos que exigem mais cuidado precisam ser tratados com mais atenção. A boa notícia é que a tecnologia hoje contribui para diminuir os riscos e aumentar a confiabilidade do transporte dos produtos. Veja 3 cuidados que a logística farmacêutica exige e como a tecnologia pode ajudar:
Temperatura dentro do caminhão
Medicamentos que precisam de uma temperatura adequada de transporte ficam vulneráveis caso não estejam monitorados. No Brasil, onde há grandes variações de temperatura, fica quase impossível pensar em transporte sem um controle rigoroso e tecnologia avançada. Por isso, há dispositivos que integram sistemas de gestão de entregas à gestão de temperatura. Eles permitem que o embarcador receba, de tempos em tempos, informações exatas sobre a condição atual da carga, esteja ela onde estiver. Assim, não há surpresas quando o caminhão chega ao destino e erros pontuais podem ser corrigidos a tempo.
Segurança
Esse é um fator determinante na logística farmacêutica porque algumas cargas são extremamente visadas. Além de total sigilo no transporte, caminhões não identificados e transportadoras de confiança, há sistemas que integram dispositivos de segurança, assim como os de temperatura. As soluções avisam quando o caminhão sai da rota programada e podem ser integradas a travas que lacram o baú e só liberam quando o embarcador mandar um aviso ou quando estiver perto do endereço de entrega. Isso evita furtos no meio do caminho, especialmente para cargas muito valiosas ou medicamentos perigosos.
Controle de lote
Alguns medicamentos possuem embalagens parecidas, mas com princípios ativos completamente diferentes. Sendo assim, é necessário um rigor maior no controle de lote. A solução tecnológica mais eficaz é o uso de códigos de barra que fazem a conferência no momento da entrega. Dessa forma, o que determina se a entrega está correta ou não é um código e não a simples conferência visual.
Utilizando esses recursos, as chances de erros diminuem. A principal vantagem para as empresas é a segurança dos produtos que comercializam. Um recall de medicamentos, além de causar um prejuízo enorme para a saúde da população, pode abalar de maneira definitiva a reputação de uma empresa. Investir nesses recursos já não é mais um luxo, e sim uma necessidade.
Disponível em: https://blog.hbsis.com.br/logistica-farmaceutica/
VEJA TAMBÉM
Ler Tudo
CRF entra em alerta para furtos de medicamentos de alto custo em Barretos

Justiça suspende resolução que autorizava farmacêuticos a prescrever medicamentos

Resolução permite que farmacêuticos prescrevam medicamentos

Justiça anula decisão favorável à SBD contra resolução sobre atuação do farmacêutico na est...

Anvisa autoriza primeira insulina semanal para diabetes tipo 1 e 2 no Brasil

Vendas do varejo farmacêutico movimentam R$ 158 mi em 2024

SUS abre mais de 600 vagas para profissionais de saúde que desejam atuar com a população indígen...

CFF aprova prescrição de medicamentos tarjados por farmacêuticos
CURSOS DE Farmácia
Ver Todos
PÓS-GRADUAÇÃO EM CANNABIS MEDICINAL

Ética Farmacêutica: Abordagem prática e Infrações mais comuns

MBA em Auditoria, Acreditação e Gestão da Qualidade aos Serviços de Saúde

Pós-Graduação em Saúde Pública em Epidemiologia

Pós-Graduação em Saúde Pública e Saúde da Família

Produção de Formas Farmacêuticas Líquidas Não-Estéreis na Indústria Farmacêutica

Pós-Graduação em Gestão de Empresas e Serviços em Saúde

Anatomia Morfológica Humana

Qualificação de Fornecedores de Matérias-Primas – abordagem holística da cadeia de suprime...

Didática do Ensino Superior em Saúde

Farmacocinética e Farmacodinâmica – o trajeto e o efeito do fármaco no organismo, da admini...
