Recupere a sua consciência alimentar e liberte-se da fome emocional

Se você pudesse escrever uma carta para você mesmo, com este título “liberte-se da fome emocional“, que tipo de recomendação você faria?

Que tal começar fazendo uma análise da sua relação com a comida respondendo: você come por fome fisiológica, ou muitas vezes “por comer”, meio sem pensar?

Pois saiba que esse é um questionamento muito comum hoje em dia. As pessoas estão perdendo a conexão com o corpo, na maioria dos casos, por conta das dietas restritivas que ditam o que se pode ou o que não se pode comer, que horas comer e o quanto comer. Isso confunde o cérebro.

O segredo não é restrição alimentar ou dieta, mas procurar comer melhor. É bom lembrar que nem tudo é fome emocional, é normal sentirmos vontade de comer doces ou coisas mais gordurosas de vez em quando. Mas é importante entender a diferença dessa vontade pontual para a fome emocional, aquela que nos leva a comer para suavizar alguma tensão ligada ao nosso psicológico. Aliviar o cansaço, se recompensar por algum esforço, usar a comida como válvula de escape para as dificuldades do dia a dia. Se você se reconhece nas situações descritas acima, não se culpe.

Este tipo de comportamento é bastante comum. Então liberte-se da fome emocional mudando o comportamento e a relação com a comida. Liberte-se da fome emocional tirando o foco da comida.  Você precisa fazer uma análise interna e se perguntar sobre as coisas que te fazem feliz e que não tenham ligação com a comida. Ou seja, se você teve um dia difícil ou então está passando por algum problema, tente não buscar dentro da geladeira a solução. Busque outras formas de recompensa.

Liberte-se da fome emocional buscando a beleza das coisas simples como passear com seu cachorro, perder a noção da hora brincando com uma criança, observar o pôr-do-sol, meditar. Mexa-se, se você não gosta de malhar, que tal buscar alguma atividade que mexa o seu corpo e libere os hormônios do prazer gerados pelo movimento, pode ser dançar, fazer uma caminhada, nadar, jogar, busque o que te traz alegria e vontade de viver. Liberte-se da fome emocional fazendo uma atividade manual, pinte, limpe a casa, lave a louça, toque um instrumento. Liberte-se da fome emocional a partir do relaxamento, que pode ser uma massagem. Tomar um banho quente. Escutar sua música preferida.

Existem mil coisas que podemos fazer dentro da nossa própria casa e que podem aliviar o estresse. Faça um diário, escreva os momentos em que sente vontade de comer algo, mesmo sem fome. Geralmente a fome emocional aparece no fim do dia. Neste caso faça um lanche reforçado nesse horário com proteínas, gorduras boas e carboidratos de baixa carga glicêmica ou jante cedo nesse horário com muitos folhosos, legumes e proteína magra.

Fazendo este registro, você pode passar a se conhecer melhor e driblar a fome emocional sempre que possível.

Disponível em: http://circuitomt.com.br/editorias/artigos/135949-recupere-a-sua-consciencia-alimentar-e-libertese-da-fome-emocional.html

 

VEJA TAMBÉM

Ler Tudo